terça-feira, 31 de julho de 2007

Incêndio na Aldeia

Com a chegada do Verão já estamos habituados aos incêndios florestais.
Ontem, pouco depois das 13 horas, começou-se a ver uma nuvem de fumo no horizonte. As pessoas temiam que o incêndio fosse nos Sumos (zona muito perigosa no que toca aos incêndios pois o mato é tanto que os bombeiros só poderiam controlar as chamas na Orca e na Mata da Rainha) por isso correram para os telefones para ligar ao 112 ou 117.

Ao fim de pouco tempo, não mais que 20 minutos, já estavam no local 3 helicópteros e 2 avionetas (fiquei muito admirado pois chegaram primeiro que as viaturas de combate terrestre). Depois deste aparato todo, eu e um amigo meu (o Hélio) pegámos nas bicicletas e seguimos o mais rápido que conseguimos na direcção do fumo, para termos a certeza de onde era o incêndio.

Quando chegámos pudemos ter a certeza de que não era nos Sumos, mas sim entre as Sesmarias e os Moinhos (embora a distância não seja muita...). Já no local vimos passar várias viaturas dos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova (que levou o seu autotanque para a frente do salão multiusos da nossa aldeia), Bombeiros Voluntários de Fundão-Soalheira, Bombeiros Voluntários de Castelo Branco, os Bombeiros Voluntários de Penamacor e ainda as viaturas de intervenção rápida da Afocelca.

Depois de cerca de 2h30 o incêndio estava praticamente circunscrito.

Ah, como estava no local do incêndio não pude deixar de pensar no blogue e por isso cá ficam as fotos.











David Martins

Sem comentários: