quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Arqueologia em Aldeia de Santa Margarida

No outro dia estive a dar uma vista de olhos num livro chamado "Terras de Idanha, cantares de Penamacor" e na "secção" de Aldeia de Santa Margarida, no subtítulo de Arqueologia encontrei escrito o seguinte texto:



"Pouco existe para ser observado.
Sabe-se de umas sepulturas em rocha de granito perto de Aldeia de Santa Margarida e da Mata da Rainha. Foi encontrado, também, enquanto faziam o desbravamento de umas terras no monte das Sesmarias, um a povoação que se julga romana e alguns objectos em barro.
Por falta de interesse e descuido, tudo foi destruído e nada resta."



O pouco que havia na nossa aldeia, no que toca a antiguidades, foi destruído. Há que valorizar o que temos no presente para que não volte a acontecer o mesmo e que no futuro toda a gente possa ver e admirar as antiguidades ainda presentes.

Nota: as sepulturas entre Aldeia e a Mata da Rainha não pertencem a a Aldeia de Santa Margarida embora a localidade mais próxima seja a nossa aldeia (ver mapa e legenda).



Entretanto, deixo aqui a foto de um pelourinho que está nas traseiras da igreja e da casa Sarafana. Até agora, quer aqui, quer na página da nossa Aldeia, ninguém soube explicar o significado desta cobra desenhada na pedra. Se alguém souber qual é mande-nos uma mensagem de correio electrónico.


David Martins

Sem comentários: