sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Chegou o frio...

Ano após ano, as tílias situadas no Largo de Santo António, bem como todas as outras árvores de folha caduca, dão-nos a indicação de como o tempo passa depressa. Parece que ainda no outro dia estavam a florescer e agora, com a chegada do "verdadeiro" frio, só já se vêem as folhas no chão.
Este é um "ritual" que se tem vindo a repetir ao longo de mais ou menos 15 anos e que esperamos que se continue a repetir por muitos mais.


David Martins

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Falecimento na nossa Aldeia

É com enorme pesar que vimos comunicar o falecimento da nossa conterrânea Fernanda "Arranjinho", de 55 anos de idade, vítima de doença prolongada.
Aos interessados, o funeral realiza-se amanhã, em Aldeia de Santa Margarida, às 11 horas.
Aos familiares endereçamos as nossas preces e mais sentidas condolências!

Dois anos de vida

Sem grande alarido, completaram-se ontem dois anos desde que este blogue procura colocar Aldeia de Santa Margarida no mapa e levar aos nossos conterrâneos um pouquinho do cheiro, sabor e memórias da nossa terra.
Embora com um ligeiro atraso, venho aqui hoje agradecer a todos os que por aqui têm passado, deixado os seus comentários e enviado sugestões. Em especial ao David Martins, que tem ajudado a dar maior vivacidade ao nosso espaço.
Um blogue que foi completamentado com duas páginas na Wikipedia: uma sobre a nossa Aldeia e outra sobre o Grupo de Cantares. Além de uma outra página no WikiMapia.
Infelizmente nem sempre nos tem sido possível dar notícias novas todos os dias. Afinal de contas, todos sabemos que a vida em Aldeia de Santa Margarida não é tão agitada quanto isso :) De qualquer modo, mantemos os mesmos objectivos de quando iniciei este espaço.
Objectivos que agora aqui vos deixo, após um último bem haja a todos pela vossa vinda aqui.

O início
Para tudo tem de existir um início.
Assim, marco aqui hoje o início de um espaço que não pretende ser apenas meu. Pretende ser de todos aqueles que são, descendem ou gostam de Aldeia de Santa Margarida.
Um espaço para todos os que, longe ou perto, têm sempre no coração a nossa Aldeia. Um espaço que pretende ser um complemento à página da nossa Aldeia.
Por isso, deixo aqui o desafio a todos: enviem notícias vossas, contem histórias, o que quiserem.
O endereço de e-mail vai ficar sempre aqui ao lado. De qualquer forma, e como hoje é o primeiro dia deste novo espaço fica aqui o endereço: aldeiadesantamargarida@gmail.com. Para que este espaço possa ser de todos.
Eu fico por aqui a aguardar novas vossas.
Até já!

domingo, 18 de novembro de 2007

Natal a caminho

E porque já cheira a Natal, directamente do centro do Porto para a nossa Aldeia.

Porto Natal 50

Vocabulário tradicional - XX

De acordo com a Revista Lusitana, depositada no Instituto de Camões, e em referência no capítulo de "Notas sobre a linguagem de Aldeia de Santa Margarida", costuma dizer-se que uma pessoa que está a extraír pus de uma ferida está a isgrumir. Segundo a mesma fonte, chama-se de ingaço a parte do cacho onde se prendem os bagos das uvas.

Influenciado pela proximidade a Espanha, também se costuma utilizar a experssão guápo para alguém que é muito bonito(a) ou algo que é magnifício.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Magusto

Magusto

Ontem, dia 11 de Novembro de 2007, realizou-se o magusto na nossa aldeia.
Tal como planeado começou às 16 horas e terminou às 17 horas. Nesta hora de convívio, não puderam faltar as castanhas, a jeropiga (muito boa) e os jogos tradicionais (malha, saltar à corda, ...). Os mais pequenos puderam contar sempre com o divertimento do Sr. Padre Luís (a foto está "tremida" pois estavam todos a dançar), que participava em alguns jogos, enquanto se ouvia o rebentar das castanhas assadas. Como se costuma pedir sempre mais, esperemos que para o ano seja ainda melhor.

David Martins

domingo, 4 de novembro de 2007

Ribeira de Ceife

Aqui fica mais uma foto paisagística da nossa ribeira, a Ribeira de Ceife.


Abraço,
David Martins

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Pedido de ajuda

"Prezado Helder, gostaria de solicitar o favor de que me desse informações a respeito do Tio Zé Robalo, esse personagem sensacional da V/ aldeia que ainda mantém a tradição de fazer e soltar balões. Gostaríamos de saber pormenores sobre essa tradição dos balões aí, pois está para ser editado um livro no Brasil sobre a arte baloeira e penso ser importante essa divulgação. Estou ligado tb a TURMA LUSA de Lisboa, um grupo organizado que mantém a arte e tradição nos lançamento de balões. Gostaria de falar mais sobre o assunto, por isso fico aguardando o seu contacto. Um abraço e parabéns pelo V/ site de muito boa qualidade. Um abraço. Francisco Silva. TURMA LUSA DE LISBOA (e-mail: mail)"

A quem puder, de alguma forma ajudar, agradeço que entrem em contacto comigo ou com o pessoal da Turma Lusa de Lisboa.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Informações pertinentes

Entretanto, o José Afonso enviou-me também informações sobre os "Marcelo Curto" e outras questões que são interessantes de trazer aqui, ajudando a enriquecer ainda mais este blogue. O nosso muito obrigado! A quem puder ajudar a completar estas informações fica aqui feito o apelo para escreverem para o e-mail do costume.

"Relativamente ao Marcelo Curto sei que o deputado ao qual o Mário Soares se refere, bem como um irmão dele que penso que será médico e um outro que é diplomata (embaixador), foram os antigos donos da casa dos meus pais. O google diz que o embaixador português na Rússia se chama Marcelo Curto (
http://darussia.blogspot.com/2007/10/ao-encontro-da-cimeira-uerssia-1.html). Trata-se da casa onde os meus pais vivem pegada ao café. Antigamente era uma mercearia. Disso ainda me lembro pois quando reconstruímos a casa havia muitas prateleiras e divisórias de madeira que pertenceram a essa mercearia. A avó da Luísa (e minha avó também) foi quem todos os dias lavava as fraldas dos Marcelo Curto. Esse serviço era feito nos tanques da "Quinta". É um lugar misterioso e bem agradável. É pena não ter nenhuma foto do local. Lembro-me quando miúdo que o tanque, todo em granito, servia até de piscina. Outras personagens da nossa aldeia que sempre me intrigaram foram os "Caldeiras" que ao que parece tinham fortunas e também o Dr. Francisco Rolão Preto que embora não fosse natural de Aldeia, ficou aí exilado a mando do Salazar. Pelo menos é o que contam e faz alguma lógica. Procurei algo sobre a sua vida mas não há nenhuma referência à nossa terra. (http://www.jmaq.info/il_frp_francisco_rolao_preto.htm)."

Balanço da festa de Verão

O José Pedro Afonso, filho do Ti Manel e da Ti Galdina, enviou-me esta manhã uma relação das contas da festa de Verão de 2007, que estavam afixadas no café do pai. Deixo-vos aqui a relação:

1. Receita Bruta
Peditório ................................................ 6489,00
Quermesse ............................................... 979,00
Barraca de Chá ..................................... 19,847,47
Total Receita Bruta ........................ 27,315,47

2. Despesas
Total Despesas ................................ 25,656,53

3. Receitas Líquidas
Receita Líquida ................................. 1,659,47

Assinatura
Manuel da Piedade Raposo


Ao José o nosso muito obrigado por esta preciosa informação. À Comissão de Festas de 2007 os parabéns por mais este sucesso, coroado com um importante saldo positivo. À Comissão de Festas de 2008 os votos de igual ou maior sucesso que a sua antecessora. Já agora, se alguém puder enviar a lista de festeiros para aqui a publicar agradecemos a atenção. Bem haja a todos.