quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

População estudantil - 34 anos depois

Com o passar dos anos muitas coisas mudam, umas para melhor e outras para pior.
Hoje ao consultar um dos arquivos do Jornal Raiano, disponível na biblioteca da Escola EB 2,3/S. José Silvestre Ribeiro, encontrei no jornal de Dezembro de 1974 uma referência aos alunos existentes, nesse ano, na escola primária de Aldeia de Santa Margarida.
No ano de 1974, segundo o publicado no Jornal Raiano, a escola primária de Aldeia de Santa Margarida tinha 49 alunos, 25 ao cargo do professor José Marcelo (16 alunos no 4.º ano e nove alunos no 3.º ano) e 24 ao cargo da professora Maria Sequeira (14 alunos 2.º ano e dez alunos no 1.º ano).

No ano de 2007 a escola fechou por falta de alunos...

Estes 34 anos podem caracterizar não só a decadência da nossa escola, mas também da nossa aldeia, que infelizmente tem vindo a perder população...

David Martins

4 comentários:

Joaquim Baptista disse...

Caros
No concelho de Idanha-a-Nova, penso eu, que nenhuma povoação ganhou gente nestes últimos 30 anos, aliás desde o final dos anos 50 já assim era

Helder Robalo disse...

É verdade caro Joaquim. Dos dados que recolhi, e que estão disponíveis na página que criei sobre Aldeia de Santa Margarida na Wikipedia, tem sido essa a tendência na freguesia e no próprio concelho de Idanha-a-Nova.
Um abraço.

Anónimo disse...

Já dizia o nosso poeta "Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades."
Um abraço
Soly

Chanesco disse...

Não há nascimentos e os idosos vão-se a um ritmo alucinate.
Em dados recolhidos superficialmente no Centro de Dia de Toulões, de 57 utentes em 2002 hoje há apenas 25.
Penso que nas aldeias visinhas a % não deva ser muito diferente.