quinta-feira, 27 de março de 2008

Jogos tradicionais nas aldeias de Idanha-a-Nova

Fim-de-semana de jogos e convívio em três localidades

Alcafozes, Aldeia de Santa Margarida e Monsanto recebem as suas sessões de jogos tradicionais no sábado e domingo. Os melhores apuram-se para a final concelhia, que vai decorrer a 25 de Abril



O roteiro de jogos tradicionais no concelho de Idanha-a-Nova tem marcadas três etapas para o fim-de-semana. Alcafozes (sábado), Aldeia de Santa Margarida e Monsanto são as localidades onde as actividades se vão desenvolver. Depois deste fim-de-semana, a competição regressa em Abril, nos dias 12 e 13. No sábado, com as etapas de Salvaterra do Extremo (Pavilhão do Bodo) e, no dia seguinte, no Rosmaninhal e Ladoeiro.

Em Aldeia de Santa Margarida, o evento decorre no Campo de Futebol, enquanto que na Aldeia Histórica, estão marcados para o salão de festas. Em ambos os dias, começam às 13h00.

A populações são desafiadas as jogos de sueca, jogo da malha, dominó e burro, com as eliminatórias a culminar com a final inter-freguesias, marcada para o dia 25 de Abril no recinto da Feira Raiana. No local, “estarão presentes 186 jogadores e todos aqueles que queiram participar naquela festa que também visa assinalar as comemorações do dia da liberdade”, refere a Câmara de Idanha-a-Nova, lembrando que o regulamento estipula o apuramento, “em cada uma das localidades, de um vencedor, colectivo ou individual, de acordo com o tipo de jogo”. Na edição deste ano, a organização introduziu também a participação de senhoras e crianças, sendo apurados também os vencedores de cada freguesia, que estarão presentes na grande final.

Esta é a quarta edição consecutiva de um torneio de jogos tradicionais, promovido pela autarquia, e que contempla todas as localidades do município raiano. Entre os objectivos está a promoção do convívio entre as populações.

Começou a 23 de Fevereiro, em Toulões, seguindo-se, no dia seguinte, Medelim e Termas de Monfortinho. Depois, foi a vez de Idanha-a-Velha, Segura, Idanha-a-Nova, Oledo, Penha Garcia e Proença-a-Velha. “O torneio realizou também já as etapas de Toulões, Zebreira e São Miguel D’Acha”, de acordo com uma nota da edilidade do distrito de Castelo Branco.

(In Diário XXI, 27 de Março de 2008)

Sem comentários: