quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Furacão F3 passa na nossa aldeia em 1954

Uma vez mais o Sr. António Camejo, na página de Aldeia de Santa Margarida no GoogleGroups, deixou um grande relato do único furacão de categoria F3 em Portugal. Antes mesmo de começarem a ler o que o nosso amigo António escreveu, visitem esta página, esta e ainda esta.

Vejam agora o que esta enorme força da natureza fez ainda, quando chegou a Aldeia de Santa Margarida, a cerca de 30 quilómetros de distância de Castelo Branco.

"Estavamos nós na escola (onde hoje é a Junta, pois nós tínhamos passado para aí depois de estarmos numa casa que era do Tio Zé Caria, na rua do Poço Concelho). E era um dia de inverno muito rigoroso, "eram muitos violentos os Invernos", quando de repente se torna o céu muito escuro, e começam os gritos na Aldeia. Saímos todos para a rua e, vem a notícia de que tinha passado um TUFÃO pelos BARROS (entre Aldeia e a Mata da Rainha). Já pela noite soube-se que o Pé de Vento tinha passado pelo Cabanal e tinha morto umas 50 ovelhas ao tio ZÉ PIRES. Dias mais tarde soube-se que tinha feito muitos destroços por toda a Beira Baixa, mesmo no quartel de Castelo Branco. Isto tudo se passa em 1954."

Acrescento ainda que, segundo os meus avós, os ventos eram tão fortes que na zona do Barracão arrancaram várias árvores e ainda uma das maiores sobreiras que por ali estavam.

Sem comentários: