terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Dos nossos conterrâneos - II

Já num texto aqui mais abaixo, o Luís Curto Dias deixou-nos esta mensagem:

Caro conterrâneo e amigo Helder Robalo
Conforme prometido durante o ano 2008, fiz a prometida visita à n/ santa terrinha após tantos anos longe. Bem no mês de Agosto estive aí, assim como dezenas de outros conterrâneos que mais frequentemente retornam. Não saberei traduzir em palavras tudo o que se passou dentro de mim. Cheguei na carreira da tarde vindo de Castelo Branco e Lisboa, junto com minha esposa Lourdes e com um dos meus filhos o Gustavo, que como antropólogo pesquisador de emigrantes, quis conhecer as minhas reacções após tantos anos (Servi de cobaia, mas assim entro novamente na Tese de Doutorado, conf. já entrei na de mestrado). Fiquei hospedado na casa do meu Tio Joaquim e Tia Teresa (no Poço Concelho). A partir daí as surpresas e emoções se sucederam umas após as outras. Revendo a escola,os caminhos da Cascalheira, do Valado, Valmoscavide (?), etc, etc. Tias e tios (Jesus,Rosa), Primos Florindo Sanches, António e primas Janja e Purificação. Prima Emília assim como outros que me desculpem mas esqueci nomes. Outra grande alegria foi que tanto a minha esposa como o meu filho acharam aldeia "uma graça, mais do que eu contava". Não foi ótimo para o coração de um aldeão feliz? Também gostaram muito dos conterrâneos com que tiveram contacto e que não foram poucos. Com o Florindo Sanches visitamos muitas das aldeias próximas. Assisti missa na Igreja, participei da festa da Aldeia jantando com meus tios no recinto da mesma. Conheci primos que não conhecia e são muitos. Visitei a casa onde nasci que hoje é da minha Tia Maria de Jesus. Como pode ver haja coração.
Revi até colegas do tempo da escola, Francisco Luís Fernandes a sua esposa e irmãos. Foi simplesmente fantástico.
Gostei e vou repetir com mais calma, pois 6 semanas entre Londres, Lisboa e Beira Baixa é pouco.
Quero agora deixar meus agradecimentos a todas as pessoas com quem tivemos contacto e que nos receberam tão bem, e aos que não vimos deixar para a próxima vez. Agora desejo a todos os ALDEÕES de Santa Margarida que tenham um NATAL cheio de alegrias com o Cristo que renasce e um ANO NOVO de muitas realizações (sem crise).

A vcs. Helder Robalo e David assim como família, FELIZ NATAL E BOM ANO NOVO
Luís Curto Dias 14 Dez 2008

Act.: Por lapso, não foram introduzidas as fotografias enviadas pelo Luís, o que agora se fará. Um pedido de desculpas ao Luís Curto Dias, seguido de um bem haja por estas imagens.

1 comentário:

PMR_1332 disse...

Um feliz Natal também para si e para os seus!


Abraço