São três dias de actividades preparadas ao longo do ano por alunos e professores do agrupamento de escolas de Idanha-a-Nova
Entre 22 e 24 de Abril, a Escola EB 2,3/S José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova, encheu-se de luz e cor para mais um Festival da Primavera. Três dias animados em que a instituição abriu de novo as suas portas à comunidade, promovendo um conjunto diversificado de actividades no interior do recinto. Para além dos alunos de todo o concelho raiano, nesta segunda edição do evento também puderam participar os estudantes extremenhos de Piñofranqueado e Plasencia.
São actividades que vêm sendo preparadas por toda a comunidade escolar desde o início do ano lectivo por professores, funcionários e alunos, e de todos os níveis de ensino", explica à Beira TV António Rijo Salgueiro, presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova . "Nós temos aqui crianças de todo o agrupamento, de todo o concelho de Idanha, desde jardins de infância até ao secundário, incluindo, este ano pela primeira vez, alunos e professores de colégios espanhóis, que manifestaram vontade de vir ao concelho de Idanha conhecer a nossa cultura, costumes, gastronomia e história, e partilhar a deles também connosco".
Propostas que vão do desporto e dos jogos tradicionais ao teatro, música e dança. Parte de um programa pedagógico que teve o ponto alto no sarau no Centro Cultural Raiano, e que incluiu ainda rastreios e sessões de sensibilização. Dos mais novos aos mais velhos, todos quiseram dar uma mãozinha colorida à Primavera. Perícia posta à prova nos trabalhos manuais, para todos verem e comprarem, e nas mostras promovidas pelos clubes de línguas e ciências ou pelos cursos tecnológicos e profissionais.
Pelo meio, não faltaram as experiências científicas, os jogos matemáticos e mesmo especialidades gastronómicas como os crepes ou os cachorros quentes. Mais crescidos, o Ronny e o Serra, dois cães da equipa cinegética da Guarda Nacional Republicana (GNR), conquistaram as atenções dos pequenos e graúdos, tal como os animais do núcleo de cavalaria da GNR.
"Os dias que antecedem a actividade e os dias do pós-actividade são dias em que se nota que os alunos têm uma outra alegria, vêem a escola de outra forma", esclarece António Salgueiro. "Sem dúvida que há um ganho de motivação para os alunos, professores e comunidade em geral".
Pelas salas ficaram a feira do livro e dos minerais, bem como os laboratórios da Matemática e da Informática. E porque ler faz bem e dá gozo, no Festival da Primavera houve também um recital de poesia e um concurso de leitura. Nada de estranhar numa instituição com uma biblioteca “fora de horas” e onde os jovens convidam os próprios pais a irem à escola.
Com cerca de mil alunos, o agrupamento de Escolas de Idanha-a-Nova envolve os jardins de infância de seis freguesias (Zebreira, Monfortinho, Aldeia de Santa Margarida, Idanha-a-Nova, São Miguel de Acha e Ladoeiro) e as escolas básicas do primeiro ciclo de onze localidades (Relva, Monfortinho, Aldeia de Santa Margarida, Idanha-a-Nova, Medelim, Oledo, Penha Garcia, Rosmaninhal, São Miguel de Acha, Zebreira e Ladoeiro) do concelho. Na sede, na EB 2,3/S José Silvestre Ribeiro, funciona também o Centro de Formação da Raia Centro (RAIACE), departamento onde são leccionados Cursos de Educação e Formação de Jovens (CEF), Educação e Formação de Adultos (EFA) e feito o Reconhecimento e Validação de Competências (RVCC).
Este é um espaço destinado a todos aqueles que aqui têm as suas raízes e que, mesmo longe, não esquecem a aldeia que os viu nascer. Trata-se de um espaço onde se pretende não só divulgar a história e a cultura da nossa Aldeia como também dar a conhecer o que actualmente se vai fazendo por aqui. Desde que não seja dada informação em contrário, todas as fotos e vídeos inseridos neste blog são da minha autoria. Caso contrário será sempre referida a autoria do material aqui colocado. Como espaço aberto que é, conta-se a gentil colaboração de todos aqueles que, de alguma maneira, pretendam contribuir para a divulgação da nossa Aldeia de Santa Margarida por esse mundo fora. Adverte-se igualmente que qualquer utilização, noutros locais, do material que aqui é colocado – textos, vídeos e fotos – deverá sempre ser precedida da sua autoria e origem.
1 comentário:
Eu sei bem como é... alguém tem de trabalhar nesses dias :D.
Abraço ;)
Enviar um comentário