sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Profissões antigas - Por Padre João Caria

Sr. Hélder Robalo

Os melhores cumprimentos. Estive algum tempo sem visitar o vosso blogue, mas devido a uma gripe e ao recobro um pouco prolongado tive vagar para efectuar várias visitas. Continuo a dar-vos os Parabéns pela variedade de assuntos e notícias actuais e curiosas dessa terra. Sempre no momento próprio. Gosto muito das crónicas do Senhor Francisco Caetano, numa linguagem clara e de muito humor. É verdade que por vezes nem tudo apreendo, pois, nunca vivi na Aldeia e o tempo que lá passava era o da escola. Quanto às pessoas, algumas recordo, mas outras…

Falando de pessoas, talvez uma ideia que certamente vós já pensastes muito, mas será bom aproveitar as pessoas que ainda recordam certas figuras típicas da Aldeia e os seus ofícios: a saga dos fogueteiros que ainda perdura, e lembro-me de levar os cadernos da escola para as bombas. A qual deles, não sei. Vivia nas casas em frente da de meu Pai.

O Caldeireiro cujo nome não recordo. O Ti Joaquim Tavares, o endireita, que punha todos os ossinhos no lugar, de pessoas ou animais e me endireitou a perna direita. O Ti Virgílio, alfaiate. A Forneira e tanta outra gente que merece uma recordação de todos nós.

Peço desculpa de meter a foice em seara alheia, pois, como sabe não nasci nem vivi na Aldeia, mas é a minha terra de opção.

Mais uma vez os meus Parabéns!

Abraço amigo

P. João Caria

Sem comentários: