segunda-feira, 13 de novembro de 2006

170.º Aniversário

No passado dia 06 deste mês celebraram-se os 170 anos da nossa Aldeia e a sua passagem para o concelho de Idanha-a-Nova, por extinção do concelho de Proença-a-Velha. Fica aqui a notícia que acabei de encontrar no jornal Reconquista, da autoria da jornalista Cristina Mota Saraiva.


Passaram 170 anos desde a integração em Idanha
Aldeia em festa

Aldeia de Santa Margarida engalanou-se para assinalar os seus 170 anos. Um data que marca a passagem desta localidade do extinto concelho de Proença-a-Velha, para o de Idanha-a-Nova. Foi em 1836 e a data foi recordada de forma simples, mas apaixonada.
O presidente da Câmara destaca a importância deste tipo de comemorações dos aniversários das freguesias, como de resto aconteceu com Idanha-a-Nova e Penha Garcia.
“A comemoração dos 170 da Aldeia de Santa Margarida trouxe muita gente à freguesia e isto só demonstra o interesse que as pessoas têm pelo progresso da sua terra”, disse Álvaro Rocha. Por outro lado, segundo o autarca, isto também aumenta a auto-estima dos residentes e aqueles que vêm, de longe demonstram o amor que têm pelo sitio onde cresceram.
“Eventos desta natureza marcam a sua posição a dizem-nos que estas iniciativas ajudam a freguesia”, continuou Álvaro Rocha. Tudo isto pode potenciar, no futuro, o desenvolvimento turístico de cada uma das localidades do concelho de Idanha.
O investigador Nuno Pousinho, autor de uma monografia sobre a Aldeia de Santa Margarida, também usou da palavra e traçou a evolução histórica da localidade, desde que foi integrada no extinto concelho de Proença-a-Velha, em 1218, vindo depois a ser desanexada em 1834.
Entretanto, em 1835 foram criadas as freguesias e um ano após, concretamente a 6 de Novembro, Aldeia de Santa Margarida passa para o concelho de Idanha.
No primeiro período, explica Nuno Pousinho, entre 1218 e 1834, não existiam as freguesias, que eram paróquias, destacando-se aqui a importância da Igreja.
A partir de 1836 o Estado quis estender a sua mão até às paróquias e fundou as freguesias.
Este foi um dia de satisfação, igualmente, para o presidente da Junta, Luís Caria, que para abrilhantar o aniversário convidou a Orquestra de Harmónicas da Ponte de Sor.

Sem comentários: