segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Escola Primária - Meia vitória

É com alguma tristeza que aqui escrevo neste momento.
Acabei de saber que o encerramento da Escola Primária de Aldeia de Santa Margarida é definitivo. A decisão já é conhecida e algumas das poucas esperanças que existiam acabaram por se extinguir.
De qualquer modo, os pais das crianças da nossa aldeia conseguiram minimizar os danos que esta decisão pode causar às nossas crianças. Assim, e de acordo com o abaixo-assinado que esteve a correr na nossa Aldeia, as crianças vão ser transferidas directamente para Idanha-a-Nova, evitando assim uma dupla adaptação a novo ambiente escolar. Relembro-vos que, da parte da tutela, existia a proposta de transferir as crianças para a escola de São Miguel D'Acha neste ano lectivo e, em 2008/2009, mudá-las então para Idanha-a-Nova. Sempre em conjunto com as crianças de São Miguel D'Acha e de Oledo.
Deste modo, a partir deste ano ano lectivo, a escola que a muitos de vós traz imensas recordações ficará encerrada. Provavelmente para sempre. E as nossas crianças serão obrigadas à viagem diária para a sede do concelho.

Esperemos que as crianças se adaptem rapidamente, e da melhor forma possível, ao seu novo ambiente escolar.

P.S. - Aproveito este momento para agradecer a todos aqueles que, ao longo destes meses, foram assinando a petição para evitar este desfecho. Há algum tempo atrás cheguei a enviar um e-mail à Câmara de Idanha-a-Nova alertando para esta petição. Até hoje nada me foi dito.
De qualquer modo, o meu grande bem haja a todos vós.

2 comentários:

CPrice disse...

.. lamento caro h.r. .. e espero que o bom senso amenize de facto os sempre existentes e pouco considerados danos colaterais deste tipo de decisão ..
Um bom ano para os meninos da Aldeia !

Abraço

Helder Robalo disse...

Apesar de tudo, Once, perante a inevitabilidade dos factos, os pais procuraram minimizar desde logo os danos, procurando impedir uma segunda mudança de escola no próximo ano lectivo. Que foi isso que se conseguiu com a transferência directa para Idanha-a-Nova. O mesmo não podem dizer as crianças de Oledo. Perante a impassibilidade dos pais, as crianças serão obrigadas às duas mudanças esperadas. Este ano para São Miguel D'Acha, para o ano para Idanha. Assim sendo, podemos dizer que valeu a pena a luta destes pais.
Sei, entretanto, que já estão a ser feitos outros esforços para amenizar ainda mais esta mudança.
E, assim, será, com toda a certeza, um excelente ano para os meninos de Aldeia!

Um beijo