domingo, 7 de outubro de 2007

Fonte Nova II

O Marco Pereira tem vindo, aqui na barra lateral, a chamar a atenção para o estado em que se encontra actualmente a Fonte Nova. Antes de mais, deixo um texto aqui publicado a 03 de Janeiro deste ano falando um pouco da Fonte Nova e da importância que esta teve, em tempos, para Aldeia de Santa Margarida.
A verdade é que a Fonte Nova podia mesmo estar em melhor estado de conversação. Não só a fonte em si, como todo o espaço envolvente e a própria nascente.
Assim sendo, fica aqui o desafio à junta de freguesia. Para quando a recuperação de mais este espaço da nossa aldeia? É que, mesmo fora do centro urbano, esta fonte merecia uma melhor conservação.
Fica lançado o desafio...






Antigamente, a Fonte Nova, pelo que me conta a minha mãe, era muito usada pelo povo como local de abastecimento para as necessidades caseiras. Quer para ser usada na confecção das refeições do dia a dia, quer, mesmo, para poder ser bebida. É claro que, nesses tempos, quando a água canalizada em casa não passava quase de um mito, a utilização da água desta fonte era muito mais abundante e, consequentemente, o próprio furo encontrava-se em melhores condições. A constante «batida» da água permitia que este se mantivesse limpo. Além, claro, da manutenção que era feita, de tempos a tempos, pelos próprios populares.
Agora, que a água já corre nas torneiras das casas de cada uma, a utilização da Fonte Nova deixou de ser tão frequente e, de forma natural, a sujidade tem-se vindo a acumular no furo. O que tornou a água imprópria para consumo residencial. O seu uso, agora, é meramente agrícola.


No entanto, numa altura em que a chuva renova a natureza, o verde que rodeia a Fonte Nova dá-lhe um brilho especial.



Entretanto actualizo com algumas fotografias que o David Martins me enviou e que foram tiradas no passado mês de Julho. Ficamos assim com uma perspectiva do que é a Fonte Nova, e espaço circundante, no Inverno (as primeiras fotografias foram tiradas em Dezembro) e no Verão. E com uma ideia de como esta tem uma imagem bem mais degradada nos meses mais quentes.

Sem comentários: