terça-feira, 22 de julho de 2008

"Incêndio em pinhal mobilizou 93 bombeiros"

Deixo esta notícia proveniente do JN, que relata um violento incêndio que ocorreu ontem na freguesia da Orca.
Neste texto fala-se de 93 bombeiros, mas segundo os dados do site da protecção civil, estariam cerca de 119 bombeiros a combater as chamas.
Uma vez mais os jovens de Aldeia de Santa Margarida estão em destaque pois foram dois deles (João Tiago e David Martins) que deram o alerta do incêndio que começara a deflagrar entre o "Vale Mescavide" e os "Ciganos" (nomes de zonas - ver mapa retirado do site www.maps.google.com.br).

"Um violento incêndio, ocorrido ontem em Orca, concelho do Fundão, obrigou à mobilização de 93 bombeiros de 11 corporações da região, apoiados por meios aéreos.
O fogo, que lavrou descontrolado durante duas horas e meia, dizimou uma vasta área de pinhal e originou outros três focos de incêndio no concelho, que foram rapidamente dominados
Segundo o Centro Distrital de Operações de Socorro de Castelo Branco (CDOS), o alerta para o incêndio da Orca foi dado pouco depois das 14.30 horas. Só perto das 17 horas, os bombeiros conseguíram dominar as chamas, com a ajuda no terreno de quatro helicópteros e quatro aerotanques (dois pesados e dois ligeiros). Ainda de acordo com fonte do CDOS, o incêndio entrou em fase de rescaldo às 17.30 horas. No local, estiveram seis equipas de Sapadores Florestais e uma equipa da Força Especial de Bombeiros. Os três focos de incêndio foram combatidos na Póvoa da Atalaia, Martianas e Aldeia de Santa Margarida, este último já no concelho de Idanha-a-Nova, apurou o JN. Às 18 horas, os bombeiros voltaram ao terreno para combater um novo incêndio em Capinha, concelho do Fundão.
"


Sem comentários: