terça-feira, 2 de setembro de 2008

Ponte da Ribeira

Quem conhece o caminho sabe que há ali, à saída de Aldeia de Santa Margarida, na estrada que vai para a Mata da Rainha e para as Martianas, uma ponte sobre a Ribeira de Ceife. Já me tinham dito várias vezes que a ponte era antiga e o meu pai até me tinha afiançado que havia lá uma pedra com a indicação da data de inauguração da ponte.

Pois que a semana passada, depois de uma volta turística de bicicleta, com o David, por alguns locais simbólicos da nossa aldeia (e que mais para a frente retratarei aqui), passei na referida ponte e lembrei-me, por fim, de parar e procurar a dita pedra.

A pedra não é difícil de encontrar e encontra-se mais ou menos ao meio da ponte, do lado direito de quem vem das Martianas para Aldeia. A pedra, cuja imagem podem ver abaixo, tem várias inscrições, algumas mais legíveis do que outras. Infelizmente o estado de conservação não é o melhor, pelo menos no que diz respeito às inscrições que lá se encontram.

Daquilo que me é dado a perceber, a placa indica que a ponte foi inaugurada a 17 de Março de 1938. Contudo, o ano não parece muito perceptível.

De qualquer modo, e sujeitando-me a posterior correcção, deixo-vos aqui, aquilo que me parece lá estar inscrito.




OBRAS PÚBLICAS
MELHORAMENTOS
=====RURAIS=====

PONTE INAUGURADA EM 17 DE MARÇO
DE 1938 SENDO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
S.E. GENERAL OSCAR F. CARMONA
PRESIDENTE DO MINISTÉRIO
DOUTOR OLIVEIRA SALAZAR
MINISTRO DAS OBRAS PÚBLICAS
ENGENHEIRO DUARTE PACHECO



Há aqui algumas incongruências porque, de acordo com os dados que andei a pesquisar na internet, em Março de 1938 Duarte Pacheco ainda não voltara a ser ministro das Obras Públicas. Só o seria, novamente, a partir de Maio desse ano.

De qualquer modo, deixo aqui as informações e as fotografias. Se alguém puder ajudar a esclarecer melhor estes dados, agradeço desde já que nos contacte.

3 comentários:

PMR_1332 disse...

Que belo passeio :D :D :D :D





ABRAÇO ;)

Helder Robalo disse...

Sem dúvida. Sò foi pena deixarmos a água em casa xD

Abraço

PMR_1332 disse...

:D isso não era para se dizer :D.

Ainda ficaram sítios por visitar.... mas qualquer dia resolvemos esse problema :D.


ABRAÇO