sábado, 17 de janeiro de 2009

Ti Xico aguardente - Por José Alves

Helder,
Bom dia

No
texto do Francisco Caetano, ele refere-se a um «Ti Xico aguardente».
Mostra-lhe a foto que te mandei do meu avô [Francisco Robalo], tenho a impressão que era ele (só para confirmar).
Ele era assim, passava os dias com o Vergílio. Ele falava muito porque lia também muito. Reformou-se muito cedo da PSP, porque o queriam transferir para a PIDE, partiu uma perna a saltar do comboio quando levava um preso ao Porto. Então deram-lhe a reforma e ele foi para o Banco de Portugal trabalhar.
Falava muito, e queria sempre ter razão. Baseado nos livros que lia. Quando não sabia calava-se e ia para casa ler, para no outro dia lá estar a chatear a cabeça aos outros.
Por causa dele é que eu fui para a PSP, enssinou-me a marchar aos 6 anos de idade. No dia que fui à mesa de cabeceira e mexi na pistola dele (em Lisboa) levei uma chapada que ainda hoje me lembro.
A minha avó tinha de esconder as garrafas de aguardente que a mãe dela ofereci (minha bisavó). Era bem boa.
Nos dias em que o Vergílio fechava era um problema lá em casa, ele tinha que ir pregar para outra taberna.

Até breve,

José Alves

2 comentários:

Anónimo disse...

Terá sido o primeiro, da nossa aldeia a envergar essa farda?
Boa foto, parece bem conservada...
É bom ver os antigos "colegas" da instituição que, felizmente também represento.

Anónimo disse...

Não sei, acho que não.
Esta foto e outras estão bem conservadas pelos netos. Tenho mais. Prometo mostrar em breve especialmente a esquadra de São Bento em Lisboa. Não sei se conheces.
As pessoas da Aldeia de Santa Margarida tem tradição em irem para a PSP e GNR.
Ate breve
Jose Alves