domingo, 11 de maio de 2008

Pedra romana no campanário - 2

O prometido é devido, e como já escrevi num post anterior ("... assim que haja mais pormenores, estes serão descritos, o mais rápido que for possível, neste blogue") vou fazer a descrição dos últimos acontecimentos relativos a esta pedra romana.
Pois bem ontem o eng. Fernando Patrício Curado voltou a demonstrar a sua disponibilidade ao dirigir-se até mim para conversarmos a respeito da pedra, que afirmou tratar-se de uma lápide funerária e entregou-me também um texto, resultado do seu trabalho, que comprova isso mesmo.
Passo a citar alguns excertos:

"Em granito de grão médio e muito mau estado de conservação, há muito que foi reutilizada na parede do campanário da Igreja Matriz, a cerca de 1.5 m. de altura, em posição invertida e virada directamente para a estrada que atravessa o lugar. Inscrição quase apagada, impossibilitando a leitura directa de dia e sem luz rasante.
Tem as seguintes dimensões totais: 44 x 87 x 32. (...)
APINO ARBVI(i) F(ilio) / DECVMINVS DECVMI F(ILIUS) / EX TESTAM(ento) F(ecit)
«Décumino, filho de Décumo, fez (este monumento), por disposição testamentária, a Apino, filho de Albuio»
A paginação é bastante deficiente e sem qualquer alinhamento lateral nitido: (...). E tudo isto contrasta com um belíssimo traçado das letras, capitais com ápices [1] terminais, onde sobressaem os MM de hastes laterais verticais, os DD de panças largas.
Poderá ser de finais do séc. I.
O cognomen Apinus além de pouco difundido em qualquer das suas variantes (Appinus / Apinnus) é identificado pela primeira vez no distrito de Castelo Branco. (...) Decuminos é um derivado de Decumus (...), por sua vez uma variante fonética de Decimus / Décimo, cognomen latino. Resumidamente: por enquanto, trata-se de uma antroponímia [2] estranha à região, embora com utilização da onomástica [3] indígena."

Assim que o texto for publicado pela revista Eburobriga nº5 (revista do Fundão), iremos coloca-lo aqui na forma integral.
Agradecemos uma vez mais a gentileza e disponibilidade do eng. Fernando Patrício Curado.

-----------------------------------------------
[1] - Do latino apex, «ponta»;
[2] - Parte da onomatologia que trata dos antropónimos;
[3] - Lista de nomes próprios; ciência que estuda a etimologia e as transformações e a classificação dos nomes próprios.

Sem comentários: