D. Isabel Marcelo Curto
Tal como o nosso conterrâneo António Camejo disse, esta senhora foi professora em Aldeia de Santa Margarida e por muitos anos. Só depois de reformada, esta foi para Lisboa.
Segundo os meus avós, já na década de 40 ela dava aulas na nossa terra, mas não sabem quando é que deixou de leccionar. Contam que houve pessoas que tiveram aulas coma ela, casaram e esta professora ainda dava aulas por aqui.
O método de ensino era o típico dessa altura, com algumas reguadas, castigos, etc..., mas também, quem é que teve aulas nesse tempo e até mesmo depois, que não levou nenhuma reguada? Ou um mesmo castigo?
A D. Isabel, casada com o Sr. Manuel Curto, deu à luz 3 filhos. O Manuel Marcelo Curto, o Orlando Curto e o Francisco Marcelo Curto. Este último, já destacado aqui e aqui, ficou conhecido por ter sido ministro do Trabalho no pós 25 de Abril de 1964. Quanto ao Manuel Marcelo Curto, ao que parece, é o actual embaixador de Portugal em Moscovo.
Este casal com 3 filhos, construiu um pequeno monopólio em Aldeia de Santa Margarida.
Onde é agora a casa do Ti' Zé Chasqueira, antes era a moagem (desse casal) que fornecia a farinha para a padaria (também pertencente ao casal) que estava situada na casa acima (em direcção à escola) da actual Casa do Povo.
Onde, até há uns tempos, era o café do Ti' Manuel (que agora fechou) estava a funcionar uma loja de mercearia e vestuário, gerida também pelo casal.
Segundo o que me disseram também, foram também proprietários da "Quinta", no Vale de Santa Catarina.
Estas foram apenas algumas informações que consegui recolher. Se mais alguém estiver interessado em dar o seu contributo, é só enviar um e-mail para: aldeiadesantamargarida@gmail.com .
Sem comentários:
Enviar um comentário